Mesa Digital Interativa é Sucesso no CPB

Uma das atrações deste segundo dia da Campus Party foi a demonstração da Digital Interactive Table (DIT), uma mesa interativa com mil e uma aplicações, que permite manusear virtualmente conteúdos da rede. Quem quisesse, podia experimentar. E como resultado, mais de uma hora depois de encerrada a demonstração, o programador espanhol Oriol Aragones, um dos desenvolvedores da DIT, não conseguia sair do palco principal da arena. O motivo é que não paravam de chegar pessoas querendo ver de perto e experimentar a novidade.

Juntavam-se quatro ou cinco pessoas (o número de usuários é ilimitado, disse Aragones, que também convidava todo mundo que chegasse) para experimentar a performance da DIT com joguinhos, desenhar e brincar com imagens, tudo com as próprias mãos na mesa.

No jogo Wong, por exemplo, com o movimento dos dedos sobre a mesa cada jogador deve criar linhas para rebater a bolinha jogada pelo adversário. Em outro jogo, ficam passeando pela tela aranhas, borboletas, joaninhas e outros insetos, e os jogadores desenham círculos com os dedos para aprisionar pares de bichos que, enlaçados, somem.

Aragones citou outras aplicações para a mesa interativa. “Em museus e galerias de arte, pode ser usada para ver fotos do acervo, ampliá-las, mandar por e-mail; em pontos de informação pública; para retoques de fotos; Google Earth e muitas mais”.

É a primeira vez que a DIT é mostrada no Brasil, disse o programador. Na Espanha, a empresa Tempel vende a mesa interativa há cerca de um ano. O custo varia de acordo com as aplicações. Para a mesa exposta na Campus Party, o valor ficaria em torno de 7 mil euros. E ela é relativamente pequena. “Uma DIT de 10 metros, num restaurante espanhol, avisa quando os fregueses querem mais cerveja, basta colocar o copo sobre ela”, contou Aragones.

Terra 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: