O iPhone a partir de agora terá suporte a push e-mail, push do calendário e dos contatos, e ActiveSync diretamente com servidores Exchange. Você também terá a possibilidade de apagar tudo remotamente, caso o seu iPhone seja roubado, aumentando e muito a segurança dos seus dados. Todas as novidades vão estar na próxima versão do firmware do iPhone.
Você vai usar os mesmos programas do iPhone como o e-mail, lista de contatos e calendário, a diferença é que os dados vão estar vindo de um servidor Microsoft Exchange. As novas funções Enterprise do iPhone tem sido testadas em empresas como a Nike e a Disney.
O SDK do iPhone usa a mesma API e ferramentas usadas para criar os programas oficiais do iPhone que já conhecemos. O iPhone usa a plataforma mais potente do mundo, o Mac OS X, com direito a Cocoa, Media, Core Services e CoreOS. Os desenvolvedores do iPhone terão ao seu dispor recursos como OpenGL ES, Core Animation e Cocoa Touch. Foi usada aceleração de hardware para melhorar o desempenho e aumentar a duração da bateria.
Com o Cocoa Touch, os programadores vão poder criar controles de eventos com multi-touch, usar o acelerômetro, ver a hierarquia, localização, alertas, web view, selecionador de pessoas e de imagens e usar a câmera. O ambiente de desenvolvimento é o Xcode, que também é usado no Mac OS X. A Apple vai colocar a documentação do sistema dentro do próprio iPhone. Você terá um debugger remoto, através do seu Mac. Com o Interface Builder, você vai poder criar interfaces usando drag-and-drop, com acesso a todos os controles do Cocoa Touch.
O iPhone Simulator é uma ferramenta que replica o iPhone no seu Mac, e funciona com o Xcode para você fazer os testes de desenvolvimento.
Um divertido programa de morph em imagens é demonstrado no palco. Este programa foi feito em apenas dois dias. Para voltar a foto ao normal, basta sacudir o iPhone.
Depois eles resolveram criar um jogo usando OpenGL, escrito em duas semanas. Empresas de jogos são convidadas para subir ao palco e fazerem demonstrações de jogos escritos para o iPhone.
Travis Boatman da Electronic Arts sobe ao palco e demonstra uma versão do jogo Spore. Ele tem 18 níveis e um “editor de evolução” que permite que o jogador personalize o seu Spore e usa a tela touchscreen de maneira divertida.
Depois de uma apresentação da AOL, que demonstrou uma versão do AIM rodando no iPhone, chega a vez da Sega, que apresenta o jogo Super Monkey Ball. Os jogos fazem um ótimo uso do acelerômetro e não parecem terem sido escritos em apenas 2 semanas!
Para instalar os programas, vai ser usado o AppStore, bem semelhante ao nosso velho conhecido Installer.app. Os aplicativos vão estar divididos em categorias como jogos, negócios, saúde, música e etc.
A pior notícia do dia é que as novidades só vão estar a disposição dos usuários em junho, através do firmware 2.0 do iPhone e do iPod Touch. Pelo menos os desenvolvedores receberão uma versão Beta do SDK hoje, para começar a trabalhar. Para fazer parte do programa de desenvolvedores, os interessados terão que pagar US$ 99.
O “One more thing” é a criação de um fundo de investimentos para desenvolvimento na plataforma iPhone, o iFund, no valor de US$ 100 milhões!
Via A Maça
Filed under: GadGets/Celulares, Hardware/Informática, Internet | Tagged: Apple, GadGets/Celulares, iphone, sdk, Tecnologia |
[…] o lançamento do SDK do iPhone, na semana passada, um dos maiores destaques foram as demonstrações de jogos feitas pela […]