Brasil deve produzir carro mais barato do Mundo

carro-zuadoooooooooooo-2.jpg

Se você já está de saco cheio de engarrafamentos sem fim, prepare-se: o Nano, considerado o carro mais barato do mundo e que foi desenvolvido na Índia, poderá ser produzido no Brasil. A idéia de trazer o veículo para cá é do coordenador de graduação do curso de Engenharia Mecânica da Escola Poli-USP (Politécnica da Universidade de São Paulo), Marcelo Augusto Leal Alves. Para ele, o País não está tão atrasado em termos de pesquisa e desenvolvimento no setor automotivo. “Já se desenvolvem tecnologias específicas aqui. O veículo flex (bicombustível), por exemplo, foi todo feito no Brasil”.

carro-zuadoooooooooooo.jpg


Alves aponta que o Nano é um exemplo de que é possível desenvolver tecnologias também em países pobres. “A Índia está se desenvolvendo e, em alguns casos, até com recursos próprios”. Além disso, o professor conclui que o projeto é a prova de que investimento conjunto em ciência, pesquisa e desenvolvimento pode dar certo. “O carro tem 34 patentes, concentradas nas partes de motor, câmbio e transmissão”.

O pequeno veículo custa cerca de US$ 3 mil no mercado indiano, sendo que no Brasil, o preço subiria para R$ 10 mil, pelos cálculos de Alves, isso devido a alta incidência de impostos. O professor afirma que, além da mão-de-obra barata na Índia, o Nano custa menos que a média de mercado por não vir com itens de conforto, como rádio e ar-condicionado, e por apresentar limitações no desempenho, com velocidade máxima de 105 quilômetros por hora.

Como o Autor do TechGuru disse, isso só vai dar mais trânsito para São Paulo.. 

Fonte? TechGuru 

Uma resposta

  1. Bom seria muito bom se este carro já estivesse aqui no Brasil, estou esperando este carro e ja tenho o dinheiro para compralo, que elel não demore…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: