Brincadeira de Dublagem vira sucesso

Em abril de 2007, uma empresa de produção de conteúdo para a internet de Nova York mudou de escritório. Para celebrar a chegada à casa nova, um grupo de funcionários da Connected Ventures resolveu fazer um clipe com a participação de todos que trabalhavam na empresa. A música escolhida foi ‘Flagpole sitta’, gravada em 1998 pela banda americana Harvey Danger.

Veja o clipe


A brincadeira de escritório acabou bombando na rede, e impulsionou o site de compartilhamento de vídeos da Connected Ventures, o Vimeo, na difícil missão de enfrentar o líder absoluto do setor, o YouTube. O clipe também gerou uma onda de dublagens ‘coletivas’ em escritórios, o que obrigou a empresa a criar o site OfficeLibDub, que reúne os vídeos inspirados pelo filme original.

“Começamos a receber currículos após a publicação do vídeo”, afirmou Jakob Lodwick, criador do Vimeo e ‘diretor’ do clipe, em entrevista ao ‘Washington Post’. “Entramos no mapa da internet com nossa brincadeira”, conta.

O sucesso também foi constatado pelo surgimento de “respostas” ao clipe original. Além do conceito da ‘dublagem coletiva’, os novos vídeos reproduziam até mesmo a estética do trabalho dos funcionários do Vimeo. Os clipes são gravados em um único plano-seqüência, e a câmera ‘passeia’ pelo cenário. “Qualquer um consegue fazer uma dublagem como essas”, afirma Lodwick. “É fácil, simples, gravamos tudo em um dia, no fim do expediente.”

Entre os clipes inspirados em ‘Flagpole sitta’, Lodwick elogia a dublagem de ‘Undone’, do Weezer, feita pela empresa francesa Heaven, e o trabalho dos uruguaios da Infocorp’s, que recriaram a música ‘Ya no sé qué hacer conmigo‘, do grupo ‘El Cuarteto de Nos’.

O mais curioso, no entanto, foi feito por funcionários do escritório francês da AOL: a empresa havia anunciado que iria demitir boa parte dos empregados no país. O clipe serviu como uma espécie de despedida. No final, inclusive, os funcionários cantam ‘L’Amour à la Française‘ em frente a um anúncio de ‘aluga-se’.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: