A nova plataforma de compartilhamento, Windows Live Mesh

A Microsoft apresentou nesta quarta-feira (23/04) sua nova plataforma de compartilhamento de arquivos, baseado em uma interface Software + Serviços, e que leva o nome de Windows Live Mesh.

A ferramenta permite que o usuário acesse e trabalhe com uma mescla de informações, programas, contatos e dispositivos relevantes. Ele sincronizará arquivos entre PCs e o chamado Web Desktop, uma área de trabalho, parecida ao Windows, que armazena até 5GB de dados e ainda os sincroniza automaticamente, funcionando como uma rede centralizadora.

O Live Mesh atua como uma plataforma que possibilita a conexão entre todos os seus dispositivos, informações e programas. A idéia é que daqui algum tempo, o usuário consiga usar a ferramenta também no celular, no Xbox 360, em porta retratos digitais, em impressoras, até em carros, acessando dados que estejam armazenados no Mesh em qualquer lugar.

O mecanismo de compartilhamento do Mesh é totalmente integrado e permite o acesso ao conteúdo para terceiros, com direito a modificação ou simples leitura dos arquivos. Quando estes forem modificados, você terá informações a respeito na área que se chama “News”, sendo que todas as ações são sincronizadas automaticamente.

Se você se interessa pelas questões mais técnicas, o Windows Live Mesh usa tecnologias como Atom Publishing Protocol, JSON, FeedSync, RSS, WBXML e o POX, sendo que a Microsoft promete liberar APIs para a ferramenta.  E, de acordo com o blog Channel 10, os desenvolvedores poderão até mesmo criar programas que rodam na Web ou em dispositivos que permitem experiências conectadas, com a possibilidade de até mesmo instalar os softwares remotamente em tais gadgets, via Web Desktop.

Até o momento, o Windows Live Mesh encontra-se no estágio Technology Preview, ou seja, a plataforma está disponível apenas a um grupo restrito de usuários, localizado nos EUA. A versão beta ainda não foi liberada, o que deve acontecer nos próximos meses.

Redação TechGuru (Aviso, post acima Owna!)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: