Carro foguete será mais rápido que uma bala!

Os britânicos que construíram o primeiro carro a quebrar a barreira do som retomaram o projeto para bater o seu próprio recorde com um veículo baseado em turbina de avião e um foguete, para tentar ultrapassar a barreira das 1000 milhas por hora (cerca de 1609 km/h).

Richard Noble, engenheiro, e atualmente vendedor de papéis de parede na Inglaterra, atingiu 633mph (1019 km/h) quando dirigiu o veículo chamado de  Thrust 2 pelo deserto de Nevada em 1997. Em seguida ele comandou o projeto para construção do Thrust SSC, pilotado por Andy Green, atual dono da melhor marca em superfície terrestre, com 763mph (1228km/h).

Noble está reunindo a equipe novamente para a construção do novo carro supersônico, que tem nome de Projeto Bloodhound SSC (super sonic car). O carro-foguete terá quase 13m de comprimento, pesará 6,5 toneladas e terá formato de lápis. Seu corpo será de fibra de carbono para suportar a enorme pressão de 12 toneladas por metro quadrado (em velocidade máxima) e assim conseguir atingir a marca de MACH 1.4, ou seja, 40% mais rápido que a velocidade do som! As rodas do veículo (cinco ao todo, quatro para tração e apenas uma para virá-lo) serão feitas de titânio, para resistir as vibrações. O motor será uma turbina EJ200, usada nos aviões Eurofighter Typhoon, e virá montada juntamente com um foguete Falcon.

Na tentativa de quebra de recorde, que deverá durar cerca de um minuto e meio, o carro deverá percorrer cerca de 40km (isso dá quatro campos de futebol por segundo) e consumirá tanto combustível que terminará pesando duas toneladas a menos do que na largada. Ah, parar o veículo é outro desafio: Dois para-quedas estão em desenvolvimento para a desaceleração, pois os freios hidráulicos só podem ser utilizados quando a velocidade estiver abaixo dos 320km/h. Por enquanto o projeto só existe no papel, mas os organizadores esperam testar um modelo em outubro de 2009.

Em tempo, vender papéis de parede deve ser empolgante na Inglaterra, tanto que Noble só sentiu falta de emoções mais fortes quase uma década depois do primeiro projeto…

Redação: Techguru

E uma batida com esse carro seria fatal 😦

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: