“IA” nas Placas de Vídeo

ia-nas-placas-de-video

Conforme as recentes notícias da Nvidia e da AMD (proprietária da marca de placas de vídeo ATI), 2010 será o ano no qual acontecerá uma grande revolução para os usuários de computadores. Isso se deve ao fato que as placas de vídeo das companhias começarão a lidar diretamente com inteligência artificial (IA).

Segundo as empresas, os gamers poderão acompanhar o resultado dos chips de processamento gráfico (GPUs) “otimizados” para tal funcionalidade logo no começo do ano que vem. Ao que tudo indica, a intenção das companhias — juntamente com os desenvolvedores de jogos — é afastar as rotinas de IA (como visibilidade de objetos e instruções de trajetos) da CPU e realizá-las através da própria placa de vídeo.
A idéia de Nadeem Mohammad, diretor de gerenciamento de produto da PhysX para a Nvidia, é que o conjunto de dados a serem trabalhados pelos componentes seja justamente o universo do game em questão. Nesse caso, os parâmetros seriam os próprios “bots” (personagens controlados pela IA). Com isso, qualquer programa que lidasse com IA poderia ser acelerado, em termos de hardware.

Já um representante da AMD afirmou que certos desenvolvedores estão tentando agrupar as idéias e criar uma espécie de “biblioteca IA” (utilizada inteiramente, no caso, pela placa de vídeo) para jogos. Enquanto isso, outros estão tentando transferir seus próprios códigos de IA da CPU para a GPU.

A pergunta que paira sobre os críticos de videogames é: será que a AMD e a Nvidia serão capazes de criar um padrão para tal solução ou nós estamos prestes a presenciar mais um motivo para concorrência, brigas e disputas dentro do mercado de placas de vídeo?

Traduzindo: Chega do Processador processar as pessoas/carros/whatever, agora é a com as Placas de Vídeo!

[Via Comunidade InfoGames BR]

Uma resposta

  1. EU QUE POSTEI NA INFOGAMES!@!
    😛

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: